TALANNAH SUNPINE

Forjada Bélica | Monge do Caminho da Misericordia

PERSONAGEM

Amanda Christine de Andrade

2/19/202414 min read

Talannah Sunpine

Talannah Sunpine é a personagem interpretada por Amanda Christine na Campanha Eberron: Relíquias do Passado (2023-2024).

"Meu nome é Talannah Sunpine. Sou uma forjada, filha de Isran D'Cannith e Suzanna Sunpine... Ou fui, antes da minha morte; eu era uma meia-elfa, antes de ser uma forjada, mas não me lembro de muito dessa vida passada. Meu pai utilizou o poder da Orbe da Vida como meu núcleo de energia, então me tornei portadora dessa Relíquia do Passado. Fiz parte do grupo de forjados que ajudou a recuperar Metrol, reconstruindo Cyre ao lado do rei Orgaev ir'Wynarn."

Introdução

Descrição

Talannah Sunpine é uma forjada bélica. Tendo sido construída na imagem da falecida filha de Isran e Suzanna, ela se assemelha a uma jovem meia-elfa em corpo. É alta e esguia, notavelmente diferente da maioria dos forjados bélicos construídos durante a guerra.

Possui olhos de duas cores diferentes, sendo o esquerdo amarelo e o direito azul.

Veste apenas um sobretudo preto, sem mangas e com capuz.

Aparência

Talannah é uma forjada bastante desconfiada e cautelosa, tendo dificuldade em confiar nos demais. Na presença de novas pessoas, daqueles que ela ainda não conhece ou não tem afinidade, demonstra-se quieta e observa atentamente, sendo relativamente reativa diante de ameaças. Sua expressão fechada, parte por sua construção forjada e parte por sua disposição defensiva, pode parecer ameaçadora para aqueles que não a conhecem.

Entretanto, com aqueles que ela considera próximos, Talannah é notavelmente mais afetuosa. Se preocupa com seus aliados, preferindo colocar-se em perigo na frente deles. Por perceber e interpretar a sensação do toque de forma mais intensa, a associa diretamente com um nível de intimidade e proximidade aguçado; para ela, o ato de permitir que outro a toque é uma demonstração de confiança profunda, reservada a um número extremamente limitado de indivíduos.

Personalidade

Biografia

Antes de acordar como uma forjada, Talannah nasceu filha de uma elfa e de um humano. Seu pai, Isran D’Cannith, foi um grande inventor durante o período da guerra, sendo responsável por inúmeros projetos bélicos. Sua mãe, Suzanna Sunpine, foi uma escritora e figura misteriosa na trama de Relíquias do Passado.

Passou sua infância majoritariamente ao lado de sua mãe, visto que Isran possuía uma posição importante na sociedade em que viviam e frequentemente estaria ocupado com seus afazeres profissionais e ambiciosos. Entretanto, é sabido que sua infância foi notavelmente positiva. Não foi revelado com precisão quando a mãe de Talannah veio a óbito, deixando para trás sua filha e marido. Este fato provavelmente se deu enquanto Talannah era ainda muito jovem, nos primeiros anos de sua segunda infância, que se estende dos 6 aos 10 anos. Isran encontrou-se em uma posição delicada, tendo que criar Talannah sozinho enquanto lidava com questões políticas e profissionais complexas vindo do final da guerra. Pouco se sabe acerca deste período e das ações tomadas por ele.

Antes do acidente e de seu renascimento em um novo corpo, Talannah era uma jovem reservada, porém curiosa, que ocupava seus dias com o aprendizado. De poucas interações com o mundo exterior, sob o teto de um pai amplamente paranóico e protetor, a jovem meia-elfa saciava sua curiosidade com livros e com as criações de seu pai.

Determinar com precisão a idade de Talannah quando o acidente que tirou sua vida ocorreu é tarefa difícil, bem como determinar quanto tempo se passou deste até o momento de seu renascimento. Tudo o que se sabe desta etapa de sua história é que, por algum motivo, ela tocou em um dos núcleos de energia encontrados na oficina de seu pai, resultando em uma explosão mortal. Tomado pela dor, pelo luto e pela frustração, tendo perdido não apenas sua esposa mas também sua filha, Isran colocou em prática um projeto antes impensado: transferir a alma de um ser um dia vivo para o corpo de um ser de metal. O que parecia impossível tornou-se realidade ao implementar a orbe da vida em seu mais novo projeto - esta, uma das relíquias do passado, objetos descritos nas profecias como necessários para derrotar a ascensão do Dragão Abaixo, Khyber.

Talannah acordou de seu sono eterno. Seu novo corpo metálico foi escondido embaixo de uma carapaça de pele, o escalpo de seu antigo corpo meio-elfo (nada se sabe deste processo, desta motivação, e o que levou um pai a realizar tal ato com o corpo da própria filha). Suas memórias haviam se perdido, mas a vida existia em seu ser novamente.

Durante seu trabalho como artífice de guerra e criador de itens bélicos, Isran D’Cannith envolveu-se com figuras duvidosas. As circunstâncias de sua família abalaram sua aliança com sua Casa, e sua segurança, resultando em um sequestro. Talannah foi capaz de escapar e encontrou-se sozinha nas ruas de Sharn, uma cidade impiedosa e traiçoeira, ainda desconhecendo muito sobre si e sobre o mundo, pouco tempo após acordar novamente e agora sem seu pai, o único membro de sua família.

Antes da Campanha

Talannah juntou-se às demais figuras centrais da campanha algumas semanas após a invasão de sua casa e sequestro de seu pai, tornando-se então parte oficial da narrativa.

Um dos primeiros eventos marcantes nesta jornada foi a primeira batalha em que Talannah esteve presente. Como missão obtida pela Guilda dos Aventureiros e guiados por curiosidades e ambições pessoais, o grupo de jogadores travou uma luta contra um grupo de goblinóides do clã Daask, enviados da nação de Droaam para invadir as terras de Breland. Neste impasse, Talannah foi atingida com uma flecha que atravessou seu corpo, empalando-a. De seus ferimentos saíram faíscas e óleo ao invés de sangue, deixando claro que havia algo de errado. Veio dos artífices do grupo, Knox e Gizmo, a possibilidade de um corpo forjado escondido embaixo da pele meio-elfa. E foi com uma visita a um artífice aliado de Gizmo que veio a confirmação de sua verdadeira forma, e também oferecida uma escolha. Talannah livrou-se do escalpo que cobria seu corpo, desvinculando-se da imagem de meio-elfa para trilhar Khorvaire como um ser de metal e aço.

Eventualmente, o grupo encontrou-se aliado ao Clã Boromar, uma gangue de halflings que ocupava espaço significativo na sociedade de Sharn, controlando um dos distritos criminosos e vários mercados ilegais. Curiosamente, uma das primeiras missões recebidas pelo grupo através da Guilda dos Aventureiros, antes mesmo de Talannah juntar-se à eles, envolvia o roubo de um transmissor misterioso que estava em posse do Clã; apesar de falharem em sua missão, tal item foi levado pelos Daask, de quem tiveram sucesso em roubá-lo de volta. Tal transmissor, de propósito ainda desconhecido a este ponto da história, foi revelado ter sido criação de Isran D’Cannith. Diversos grupos disputaram a posse do misterioso transmissor, mas foi aos Boromar que o grupo entregou-o, selando assim uma aliança com o Clã.

Devido à sua posição importante em Sharn, Iliria convidou Talannah e José para acompanhá-la como seus guarda costas a um baile, que reunia políticos, aristocratas, representantes e demais nobres de relevância social. Foi neste evento que Talannah encontrou-se com o principal e mais marcante antagonista da campanha.

Levaram alguns episódios até que o grupo se encontrasse com Lord Algus novamente, período em que se separaram para lidar com objetivos pessoais. Talannah permaneceu ao lado de Iliria e do Clã Boromar, porém foi incentivada a sair em busca de seu pai, que havia sido levado para a nação de Karrnath. Com seus objetivos alinhados e um destino em comum, o grupo partiu para Thrane, onde travaram uma batalha contra os Tarkanan em um antigo templo do Sangue de Vol. Apesar de não conseguirem matar Lord Algus, conseguiram resgatar Isran de seu aprisionamento; entretanto, Iliria Boramar foi morta em um combate contra um assassino Tarkanan, fato que impossibilitaria trazê-la de volta através de métodos convencionais de reavivamento.

Com a ajuda de Isran e o uso da orbe da vida, relíquia que havia sido implementada como núcleo de energia em Talannah, Iliria teve sua alma e consciência transferidas ao corpo de um forjado bélico, retendo suas memórias para o alívio do grupo. Ela pôde assim retornar à Sharn, reunindo membros do Clã Boromar que aceitariam sua liderança não mais como halfling e abrindo uma nova boate. A partir de seu resgate e motivado pelo desejo de auxiliar Talannah, derrotar Algus e impedir a ascensão do Dragão Abaixo, Isran juntou-se ao grupo.

Foi apenas no arco final da primeira temporada que Talannah juntou-se ao Punho de Ferro, grupo revolucionário de forjados liderados pelo misterioso Senhor das Lâminas. Não demorou muito para que ela encontrasse neles uma nova sensação de propósito e pertencimento, sensação esta que nunca sentira antes com tamanha intensidade. Logo, Talannah estava atuando ao lado do Senhor das Lâminas.

Enquanto intrigas políticas, diplomáticas e mortais estavam sendo resolvidas, Lord Algus ainda representava um antagonista ao grupo, que juntou-se para invadir sua fortaleza em Kalazart e matá-lo, cristalizando o final de sua tirania aberrante. Talannah, com o apoio de Knox e Sayax, teve sucesso ao guiar os forjados à cidade de Metrol, onde se juntaram ao povo cyrano e iniciaram a construção de uma nova Cyre.

Arco 1 da Campanha

Relacionamentos

Inicialmente, a relação entre Talannah e Isran estava intensamente abalada. Desde as mentiras e omissões do pai, os traumas advindos de seu sequestro, a sensação de abandono e inadequação, questões sobre sua história e seu propósito, Talannah estava motivada a afastar-se de Isran. Foi apenas após um período considerável viajando juntos que ambos começaram a conversar, iniciando um processo de reaproximação que durou dias, permitindo com que Talannah tomasse conhecimento de aspectos de sua vida pré-mortem dos quais havia perdido consciência, sem assimilar-se por completo com a identidade anterior a qual sentia obrigação de associar-se. Isran pôde assim conhecer sua (nova) filha, desvinculando a forjada da criança meia-elfa que conheceu, e criou.

As interações entre eles são hora próximas, hora cobertas de tensão e sentimentos de afastamento. Apesar disso, Talannah se sente grata por ainda ter seu pai ao seu lado.

Isran D'Cannith

Líder do Clã Boromar, membro do Conselho de Sharn e da Casa Jorasco, uma figura de extrema importância e influência política na Cidade das Torres, Iliria representava uma líder rígida, experiente e ardilosa, cuja presença causava tensão em desconhecidos e novatos. Inicialmente, Talannah temia Iliria, sentindo-se inquieta e ansiosa em sua presença, porém rapidamente esta percepção se transformou em uma relação muito mais próxima e positiva.

Foi revelado que Iliria foi próxima da mãe de Talannah em sua infância, crescendo juntas nas ruas de Sharn, e que também era próxima de Isran por extensão. Conheceu Talannah, ainda em sua forma meio-elfa, quando criança, colocando-a agora na posição de guardiã da forjada. Talannah, por sua vez, encontrou em Iliria uma nova figura de apego, enxergando-a como uma mãe e encontrando nos Boromar um grupo a qual poderia pertencer (pelo menos naquele momento).

Após o assassinato de Iliria pelas mãos de um assassino Tarkanan, Talannah sentiu-se culpada por condená-la à vivência marginalizada de um forjado bélico, temendo que tal ato poderia ser compreendido como egoísmo de sua parte; seu maior medo era de que o vínculo seria quebrado de forma trágica. Felizmente, o vínculo entre as duas parece ter se intensificado ao invés de ter sido prejudicado, e Iliria permanece uma figura de apoio e apego para Talannah.

Iliria Boramar

Ninive Halurt é uma guerreira e ex militar, tendo atuado na Grande Guerra como capitã de um navio voador no exército de Aundair. Morreu em um ataque sobre as terras de Karrnath, tendo sido enterrada por Mirtilo e posteriormente trazida de volta à vida por Lord Algus, senvindo-o em sua causa pelos marcados aberrantes durante a duração da 1ª temporada. No período entre o final desta e início da 2ª temporada, foi libertada de sua posição ao lado de Algus, conquistando de volta sua liberdade; aliou-se, então, às demais figuras centrais da campanha.

O primeiro contato direto de Talannah com Ninive foi em Nova Cyre, o campo refugiado dos cyranos. Sendo ela uma seguidora de Lord Algus, havia uma considerável tensão entre as duas, apesar de haver também um nível de afinidade pelos seus aspectos pessoais - ambas morreram e foram trazidas de volta à vida, contra sua vontade, sendo colocadas em situações de perda ou alteração de identidade.

Durante a segunda temporada de Relíquias do Passado, tendo deixado sua posição como aliada ao Lord Algus e membro dos aberrantes, Ninive buscou auxílio de Mirtilo, seu único contato ainda vivo do mundo exterior. Rakshasas atacaram o navio em que o grupo viajava e Ninive sofreu as consequências dos seus ferimentos, caindo inconsciente nos corredores do convés inferior. Talannah cuidou de suas feridas, ajudando-a a se recuperar e levando-a para um local seguro.

Chegado em Thrane, Ninive permaneceu ao lado de Talannah enquanto esta mantinha o coração de Prazer em segurança longe dos clérigos e paladinos da Chama Prateada, escondida no porão de um velho amigo de seu pai. Foi revelado que Ninive foi uma ávida leitora dos livros de Suzanna Sunpine, podendo ajudar Talannah a descobrir mais sobre sua mãe.

Quando Ninive foi levada contra sua vontade ao Terceiro Reino, o grupo seguiu atrás dela para resgatá-la - para Talannah, a experiência de estar em um corpo de carne e osso foi extremamente perturbadora, deixando-a em um estado de choque mesmo quando retornaram. Ninive a confortou, abraçando-a até que se sentisse melhor e prometendo que nunca mais teriam que retornar ao Terceiro Reino.

Houve uma aproximação entre as duas, que passaram a se preocupar uma com a outra. Em uma visita à antiga casa de Ninive em Karrnath, elas se beijaram pela primeira vez.

Ninive Halurt

Conhecido como membro do Clã Boromar e guardião de Iliria, José foi o primeiro forjado de quem Talannah se aproximou após ter conhecimento de sua identidade. Acabaram afastando-se quando o transmissor foi usado para controlar os forjados, já que José foi um dos afetados pelo seu poder; o reencontro dos dois ocorreu apenas após Talannah juntar-se à resistência dos forjados, onde foi revelado que José era um membro e espião pela causa.

Na ausência do Senhor das Lâminas, Talannah e José assumiram juntos a posição de guardiões e representantes dos forjados, aproximando-se nos dois anos entre a 1ª e 2ª temporada. José representa uma grande figura de apego e segurança, cuidando de Talannah nos momentos de pânico que passaram a acontecer nos dois anos entre temporadas.

José

A base onde moravam os forjados membros da resistência foi feita dentro do corpo de um Colosso (uma versão em maior escala dos titãs forjados bélicos, desenvolvidos pela Casa Cannith e capazes de transportar soldados). Este colosso havia sido abatido, perdendo suas pernas e grande parte de seus componentes principais, estando inerte próximo à fronteira leste da terra do Pesar. Durante os anos, os forjados repararam as peças internas deste forjado, e Talannah foi responsável por obter a última: uma docent, tecnologia que agiria como cérebro para um novo ser.

Daí nasceu Lífa, colosso protetor dos forjados de Cyre e considerado irmão de Talannah. Durante o período entre 1ª e 2ª temporada, com a ajuda da artífice Knox D'Sivis e contando com o patrocínio de Iliria Boramar, Lífa teve novas pernas instaladas, estando completamente móvel novamente.

Lífa

Lord Algus, posteriormente revelado ser uma reencarnação de Lord Halas Tarkanan, fundador da Casa Tarkanan e representante maligno dos marcados aberrantes, brevemente atuou em Sharn como político e conselheiro. Dentre os personagens dos jogadores, foi Talannah quem mais expressou seu desejo de matá-lo, visto que suas ações afetaram-na intensamente. Foi Algus quem ordenou o sequestro de Isran e o manteve prisioneiro, utilizando seus conhecimentos como artífice para um plano de extermínio contra os marcados de dragão.

Apesar de não (fisicamente) presente no ato de seu primeiro evento traumático - seria ele sua morte ou o sequestro de seu pai? - Algus representa a personificação de uma série de eventos traumáticos, uma constante sombra pairando sobre eles. Foi, afinal, obra de Algus o sequestro de Isran, seu aprisionamento e os terrores que sofreu em confinamento, fato que irrefutavelmente o coloca como autor deste. Foi obra de Algus o uso do transmissor para controle dos forjados, o ataque à boate do Clã Boromar e a morte de Iliria.

O baile em Sharn não foi a primeira vez que Talannah encontrou-se com Algus; antes mesmo de aliarem-se ao Clã Boromar, Algus abordou Talannah e Mirtilo na boate do Clã, cobrando-os o cumprimento do acordo que haviam travado dias antes: a entrega do transmissor. Sua ligação com Isran ainda não era sabido por nenhum dos personagens de jogadores, sequer sua identidade como Lord Tarkanan, fatos esses que apenas intensificaram sua posição de antagonista. Ao saírem da boate, a dupla foi abordada por assassinos e Mirtilo ofereceu-se para ser levado refém (um sequestro, similarmente a Isran, um reavivamento real de seu trauma mais recente). “Eu quero ele morto”, Talannah pronunciou, marcando o início de sua batalha pessoal com Lord Algus - não como um simples antagonista, mas um ser cuja vida ela estava determinada a ceifar.

A morte de Algus, após uma temporada inteira de suas ações antagônicas, representou um alívio momentâneo. Apesar de não mais um ser físico, que respira e age sobre o mundo dos vivos, sua transformação em uma entidade que perturba e assombra foi marcante através da intensificação de sentimentos de hipervigilância e paranóia, bem como perturbações ligadas à imagem dele.

Lord Algus

Informações do Personagem

  • Orbe da Vida - Talannah possui a Orbe da Vida como seu núcleo principal, fonte de energia para seu corpo forjado.

  • Colar da Iliria - tendo permanecido junto ao Clã Boramar, honrando sua promessa de lealdade à Iliria, Talannah recebeu de presente um colar, contendo um pingente relicário; ao abrí-lo, dentro há um pequeno desenho de Iliria Boramar e a mãe de Talannah, Suzanna Sunpine, quando eram jovens.

  • Armblade (rapieira) - após aliar-se à resistência dos forjados nas terras do Pesar, liderados pelo temido Senhor das Lâminas, Talannah foi presenteada com um novo olho e uma armblade, arma que se acopla ao braço de um ser forjado, tornando-se parte dele; seu braço direito pode expandir-se em uma rapieira, uma longa lâmina afiada e retrátil.

Itens Notáveis

Aparições e Menções

  • Talannah é uma das figuras principais da campanha Eberron: Relíquias do Passado.

Frases Marcantes

  • "Espero que nossos objetivos estejam alinhados." - frase dita frequentemente por ínferos, e que Talannah passou a dizer após seu contato com Prazer e Franc Mistério.

  • "Se você quer luz, olhe pela janela." - dito em seu término com Mirtilo.

Curiosidades

  • O nome Talannah é uma variação gráfica de Talana. O nome é Zulu e, além de ser o nome de uma vila na África do Sul, deriva de uma prateleira onde são guardados itens preciosos e outros objetos de valor. Desta forma, o nome pode significar “o lugar onde os tesouros são guardados”. O nome também foi inspirado pela personagem Talanah Khane Padish, do jogo Horizon: Zero Dawn.

  • O "projeto" de Talannah passou por diversas versões e readaptações durante os anos. Na primeira versão de sua história, chamava-se Pólvora e era uma meia-forjada, assemelhando-se a um ciborgue. Nesta versão, sua trama chegava ao seu ponto alto ao descobrir que seu pai fora responsável por matá-la, descoberta que a motivava a matá-lo; a morte de um criador pelas mãos de sua criatura. Obviamente, a Talannah que conhecemos tomou um rumo bem diferente.